Tijuca vai ganhar área exclusiva, com aparelhos específicos e espaços para aulas de ginástica, dança e jogos de mesa
Um parque para a população idosa cuidar da saúde física e mental com comodidade e segurança. Esse é o objetivo do projeto do deputado estadual Alexandre Knoploch, batizado de Parque da Terceira Idade. Elaborado em parceria com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, o projeto foi encaminhado ao governador Claudio Castro.

O Parque da Terceira Idade terá pista para caminhada, academia com aparelhos específicos para a idade. Além disso, vai contar com espaço para aulas de ginástica e dança, e espaço para jogos de mesa. O espaço será instalado, não por acaso, no segundo bairro carioca com a maior população idosa do Rio: a Tijuca. Com quase 30 mil moradores idosos – mais precisamente 29.976 habitantes – o bairro tijucano só perde para Copacabana no assunto.
Terreno abandonado há décadas será devolvido à população
O terreno pertencente à Rio Trilhos, localizado na Avenida Heitor Beltrão. Antes abandonado, será finalmente ocupado pelo poder público em prol da população idosa. O projeto de Alexandre Knoploch é providencial para o estado que concentra a maior população de idosos do Brasil. Nada menos do que 13,06% dos seus habitantes, de acordo com o Censo do IBGE, são idosos. Quando levamos em consideração somente as capitais, a Cidade Maravilhosa também sai na frente: 14,5% da sua população tem mais de 65 anos.
Para o deputado Alexandre Knoploch, a qualidade de vida dessas pessoas deve ser um dos focos dos legisladores. Milhões deles acabam deixando de fazer exercícios e caminhadas ao por falta de um espaço adequado, lembra o parlamentar. Com o Parque da Terceira Idade, parte dessa população poderá, finalmente, cuidar da saúde física e mental com mais comodidade e segurança.
A ideia original previa a instalação de um polo hortifrutigranjeiro e gastronômico no local. Porém, acabou não se viabilizando por questões burocráticas e deu lugar ao projeto do Parque da Terceira Idade.
1,723 visualizações, 2 Visualizações hoje