Alexandre Knoploch é inocentado pela Justiça por tiro

Deputado agiu em legítima defesa ao fazer disparo no pé de advogado que o agrediu pelas costas em Brasília

Alexandre Knoploch foi inocentado da acusação de agredir um homem em Brasília, em julho de 2020. A Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal concluíram que o deputado agiu em legítima defesa ao atirar no pé de um advogado que o agrediu pelas costas. Helvídio Nunes de Barros Neto agrediu Knoploch em um restaurante, com um “soco violento que o levou ao chão”. O deputado estadual agiu nos “limites autorizados pelo artigo 25 do Código Penal”, conclui o inquérito conduzido pela Polícia Civil.

O tiro foi dado em região não letal do agressor, lembra o inquérito. Com a inocência comprovada de Alexandre Knoploch, o processo foi arquivado pela 4ª Vara Criminal de Brasília. O caso já foi transitado em julgado.

“A agressão feita por Helvídio era inegavelmente injusta e pelas costas, da qual a vítima revidou pelo meio que dispunha”, afirmam os investigadores.

Knoploch usou a arma de forma moderada somente para afastar o perigo, diz o inquérito

Embora revidar um soco com um tiro de arma de fogo possa ser desproporcional, Knoploch não poderia prever a efetiva intenção do agressor, “que repentinamente e pelas costas lhe agrediu”. O uso da arma pelo deputado aconteceu de forma moderada e com o “único objetivo de afastar o perigo”. Knoploch inclusive possui porte pelo uso da arma, a qual está devidamente registrada, observa o inquérito.

O episódio, amplamente divulgado na época, ocorreu em 1º de julho de 2020, na porta de um restaurante, na Asa Sul, em Brasília.

“Eu fui vítima de uma injustiça muito grande. Fui agredido, covardemente, por uma pessoa que me confundiu com outra, com quem ele brigou. Logo depois que eu caí, ele ainda me deu outros socos. Então, desferi um único tiro em seu pé, para cessar aquela agressão”, relembrou Alexandre Knoploch.

O MP entendeu que o agressor, Helvídio, tinha que continuar respondendo à agressão. Para não continuar respondendo, porém, ele fez um acordo com o Ministério Público. Pagará 300 reais, divididos em parcelas sendo 50 reais por mês, para não ser processado, revelou Alexandre Knoploch.

O parlamentar gravou um vídeo sobre o episódio, que foi compartilhado com seus seguidores em suas redes sociais. Na gravação, o deputado estadual Alexandre Knoploch agradece principalmente a Deus pela vitória obtida nos tribunais.

“Pior do que ser vítima de uma injustiça, seria se eu não tivesse o meu Deus sempre ao meu lado, me guardando e me protegendo”, frisou Knoploch.

Saiba mais:

Alexandre Knoploch é inocentado por tiro no pé em Brasília

 334 visualizações,  2 Visualizações hoje

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *