Alexandre Knoploch: Transformação digital para otimizar o tempo do cidadão

Digitalização dos serviços públicos do estado do RJ foi tema da coluna do deputado no Diário do Rio

A transformação digital dos serviços oferecidos pelo estado do Rio de Janeiro foi o tema da coluna desta semana do deputado estadual Alexandre Knoploch no Diário do Rio. Knoploch é autor do Projeto de Lei 2.966/2020, elaborado no auge da pandemia da Covid-19 e aprovado  pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Coluna do deputado Alexandre Knoploch no "Diário do Rio"
Coluna do deputado estadual Alexandre Knoploch no “Diário do Rio”

 

“A pandemia nos ajudou a perceber que não podemos mais perder tanto tempo com a burocracia do Estado”, comentou no artigo o parlamentar.

 

Em maio, o governo do estado do Rio de Janeiro anunciou a conquista do primeiro lugar no ranking de oferta de serviços digitais à população em nível estadual. Porém, até que se chegasse à criação de um portal com 1,3 mil serviços online, enfrentamos um árduo caminho – recordou Knoploch.

 

“Em novembro de 2020, quando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou meu Projeto de Lei que previa a Transformação Digital dos Serviços Públicos, o cenário era extremamente preocupante. Vivíamos o auge da pandemia da Covid-19, com repartições públicas e empresas fechadas, em meio a hospitais lotados”, lembrou o deputado, que é especialista em Tecnologia e Segurança da Informação.

Pandemia acabou impulsionando o processo de digitalização dos serviços públicos, lembra Knoploch

Alexandre Knoploch concluiu que era preciso agir rápido para que o cidadão fluminense não ficasse refém das restrições sanitárias para obter documentos fundamentais. Os processos de digitalização já estavam em andamento no Estado do Rio, mas estavam descentralizados, e não contavam com uma estratégia digital acompanhada de uma forte governança, frisou.

 

“Sancionada um mês depois, a lei permitiu uma rápida evolução. Hoje, o cidadão do estado do Rio de Janeiro pode visualizar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seu IPVA, formalizar uma reclamação junto ao Procon-RJ e registrar uma ocorrência policial de maneira intuitiva. Os servidores públicos acessam rapidamente seus contracheques e informes de rendimentos, por exemplo, tornando mais rápida e prática a declaração do Imposto de Renda”, exemplificou.

 

No entanto, a transformação digital dos serviços ao cidadão cntinua em evolução por ser um processo contínuo, exigindo o aperfeiçoamento dos canais de comunicação envolvidos no atendimento e no acesso a informações públicas.

 

“Trata-se de um conceito que já existe nos países desenvolvidos, no âmbito das smart cities e de seus serviços públicos inteligentes, com forte participação dos cidadãos locais. A experiência bem-sucedida no estado do Rio de Janeiro serve de exemplo para o país, mostrando que podemos ser eficientes e precisos quando aliamos a tecnologia à transparência na gestão pública”, concluiu Alexandre Knoploch.

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