Lei do atestado para acompanhantes em hospitais é de Knoploch

Deputado estadual lembra que lei de sua autoria determina a emissão gratuita de atestado de comparecimento a acompanhantes de enfermos

Muita gente não sabe, mas existe uma lei estadual que garante a entrega de atestado de comparecimento em hospitais a acompanhantes de enfermos. Trata-se da Lei 9442/2021, de autoria do deputado estadual Alexandre Knoploch. Sancionada em outubro de 2021 pelo governador Cláudio Castro, a lei garante a entrega do atestado de forma totalmente gratuita.

KnoplochAtestado

“A lei de minha autoria garante a entrega de atestado de comparecimento aos responsáveis e acompanhantes de enfermos, pacientes e incapazes, em instituições de saúde e de atendimento clínico no Estado do Rio de Janeiro. É lei, e os estabelecimentos de saúde são obrigados a fornecer de forma totalmente gratuita o documento comprovatório”, lembra Alexandre Knoploch.

 

Muitas famílias se beneficiam com a lei, pois trabalhadores que estão acompanhando familiares em hospitais precisam apresentar atestados aos empregadores, de modo a evitar faltas. O projeto é uma das diversas leis do deputado Knoploch aprovadas desde o início do seu mandato.

“Peça o atestado. É direito seu!”, afirma Alexandre Knoploch.
As instituições de saúde e de atendimento clínico são obrigadas a fornecer, quando requisitadas, o atestado de comparecimento. Confira o que diz a lei do atestado para acompanhante em hospitais:

 

O atestado de comparecimento de que se trata o caput deste artigo será fornecido de forma gratuita, limitado a um acompanhante por paciente.

O não cumprimento da lei implicará em sanções de multa, de natureza civil, penal e outras de normas específicas.

A instituição que infringir o disposto no Art. 1º estará sujeita à sanção de multa correspondente a 100 (cem) UFIRs-RJ (Unidades Fiscais de Referência), duplicada em caso de reincidência. Ver tópico

Parágrafo único. As sanções previstas neste artigo não impedem a aplicação de sanções de natureza civil, penal ou outras decorrentes de normas específicas. Ver tópico

Art. 3º A fiscalização dos dispositivos previstos nesta Lei e a aplicação das multas decorrentes das infrações ficarão a cargo de órgão competente. Ver tópico

Art. 4º Os recursos provenientes da aplicação das multas previstas nesta Lei serão revertidos para o Fundo Estadual de Saúde – FES –, de que trata a Lei nº 1.512, de 25 de agosto de 1989.

Ao Poder Executivo caberá a regulamentação desta Lei, bem como estabelecer o processo e aplicação das multas. 

 1,079 visualizações,  4 Visualizações hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *