“Lutar pela volta do Alerta Pri é lutar pela vida das crianças do RJ”

Confira o artigo do deputado Alexandre Knoploch publicado no jornal Diário do Rio

Em seu último artigo publicado no jornal Diário do Rio, o deputado estadual Alexandre Knoploch chamou atenção para a importância da volta do Alerta Pri. Publicada em 28 de junho, o texto ressalta como a ferramenta ajudou a encontrar 40 crianças no estado do Rio de Janeiro.

Alerta Pri - Coluna no Diário do Rio - Alexandre Knoploch

“No dia 25 de maio, minha coluna no Diário do Rio comemorava a descoberta do paradeiro de 26 crianças no estado do Rio, que até então se encontravam desaparecidas, com a ajuda do Alerta Pri. A ferramenta completava, então, dois meses de existência, sendo o primeiro sistema de alerta de menores desaparecidos do Brasil, enviado por SMS. Um mês depois, recebemos a triste notícia da interrupção do serviço pioneiro no país, após as empresas de telefonia questionarem o Governo do Estado e solicitarem uma compensação financeira pela atividade”, lamenta o parlamentar.

Alexandre Knoploch é o autor da lei do Alerta Pri, a lei 9.182/2021, aprovada na Alerj em 2020. Ele também foi presidente da CPI das Crianças Desaparecidas, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2021. A Comissão Parlamentar de Inquérito das Crianças Desaparecidas ouviu autoridades, policiais e mães de crianças vítimas de desaparecimento.

“Como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Crianças Desaparecidas da Alerj, testemunhei a realidade social das famílias, sem assistência do Estado para continuar procurando seus entes queridos”, lembrou o deputado no artigo publicado no Diário do Rio.

É inadmissível que, na era das mídias sociais — e no terceiro país onde a população fica mais tempo online no mundo — não contemos com um sistema de alerta quando uma criança some e está correndo risco de morte. Centenas de países contam com uma versão do Alerta Amber, que começou nos Estados Unidos em 1996. O Rio de Janeiro, e o Brasil, não podem ficar para trás.

O deputado apoia os esforços da Polícia Civil do Rio, que trabalha pela prorrogação do convênio entre a DDPA e as empresas de telefonia com o objetivo de viabilizar a continuidade do Alerta Pri.

O sistema de alerta de mensagens de crianças desaparecidas é classificado por Alexandre Knoploch como “uma árdua conquista das famílias fluminenses após anos de luta e sofrimento”.

“Afinal, salvar a vida de uma criança é nossa meta maior”, finaliza o artigo Alexandre Knoploch.

Confira na íntegra o artigo de Alexandre Knoploch no Diário do Rio.

 434 visualizações,  2 Visualizações hoje

+1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *