Alexandre Knoploch destaca papel das pequenas empresas no Rio

 

Em seu artigo publicado nesta quarta-feira (17/8) no Diário do Rio, o deputado estadual Alexandre Knoploch falou da importância das pequenas empresas para a economia do estado fluminense.

 

 Coluna Alexandre Knoploch

 

É impossível desenvolver a economia do estado do Rio de Janeiro sem investir de maneira especial nas empresas de pequeno porte. A realidade mostra que o número de pequenos negócios cresce a cada dia

 

O parlamentar aponta entre as causas do boom o declínio do mercado formal de trabalho, o espírito empreendedor do brasileiro e as facilidades para a abertura de empresas oferecidas pelo Estado por meio da internet nos últimos anos. A geração de empregos acontece 13 vezes mais no âmbito dos pequenos empreendimentos do que nos médios e grandes, cita Knoploch, acrescendando “imagine quantos empregos se perderam no auge da pandemia, em 2020, quando 90,2 mil pequenas empresas foram obrigadas a fechar suas portas”.

 

A vocação para o turismo de vastas extensões do nosso território, como a Costa Verde e a Costa do Sol, deve continuar sendo estimulada por meio de financiamentos estaduais, garantindo aos pequenos empresários geração de renda para suas cidades.

 

Ele ressalta a importância de programas e fundos, como das linhas de créditos liberadas pela AgeRio (Agência Estadual de Fomento), provenientes do Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses (FREMF).  Knoploch exemplificou essa importância com o ocorrido em Petrópolis, cidade duramente atingida por enchentes, onde os empréstimos estaduais permitiram a continuidade e a reconstrução de dezenas de negócios, como lojas de rua, “concedendo à economia petropolitana o alívio no momento em que a cidade serrana mais precisava”.

 

No artigo, o deputado Alexandre Knoploch sugere medidas como a simplificação do sistema tributário, o maior acesso a  deduções tributárias e a redução de impostos  para estimular economia, em conformidade com a Agenda 2030 da ONU. Uma das metas ODS consisten em incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros, recorda. O estímulo à formalização das pequenas empresas também traz o benefício de combater a criminalidade, que muitas vezes se esconde por trás dos negócios informais, pontua Knoploch.

 

Leia na íntegra o artigo de Alexandre Knoploch publicado no Diário do Rio Apoio aos pequenos negócios vai levantar o Rio.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *